terça-feira, 29 de maio de 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

2° SIMULADO ENEM - IMPACTO NA HISTÓRIA



2° SIMULADO ENEM - IMPACTO NA HISTÓRIA


01) "Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda."

O texto faz referência:

a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta;
b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi;
c) ao Livro dos Mortos;
d) à Sátira das Profissões;
e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.

02) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:

a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais;
c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser;
d) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

03) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda:

a) a evolução econômica da civilização fenícia;
b) a base religiosa das civilizações iranianas;
c) o caráter religioso da astronomia caldaica;
d) a base cultural da civilização mesopotâmica;
e) a base religiosa das religiões monoteístas.

04) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:

a) era grande seu excedente agrícola;
b) sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;
c) sua localização geográfica os induzia a isso;
d) sua organização política era fortemente centralizada;
e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

05) "Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós continuarão no porvir. A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação." (Lucien Goldman)

De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas;
b) o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos;
c) tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época;
d) a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo histórico;
e) a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente.


06) "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros." Com esta afirmação, Lucien Goldman:

a) nega o fenômeno da determinação social do conhecimento;
b) admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo;
c) propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de valor;
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na abordagem do real;
e) n.d.a.

07) "A partir de 18.000 a. C., com o fim da última Idade do Gelo, algumas regiões da Terra começaram a conhecer um processo regular de transbordamento dos grandes cursos fluviais, como o Tigre, Eufrates, Nilo, Indo e Amarelo, tornando possível a prática da agricultura."

As civilizações que se desenvolveram ao longo desses rios formaram no seu conjunto:

a) o modo de produção escravista;
b) o modo de produção asiático;
c) o comunitarismo familiar;
d) o feudalismo despótico oriental;
e) o sistema mercantil escravista.

08) A arquitetura no sentido de arte, técnica, canône, ..., foi regulamentada e conhecida principalmente no Egito. Assinale a alternativa correta sobre esta arte no Egito.

a) As construções de pirâmides no Egito tem início com as pirâmides de Kéopes, Kefrén e Míquerinos.
b) A arquitetura egípcia antiga se caracteriza por seu sentido monumental e de imobilidade com vistas ao ritual religioso-funerário.
c) Os faraós egípcios do Antigo Império determinaram as construções de mastabas e menhires no Vale dos Reis.
d) A idéia religiosa egípcia de vida após a morte foi comum àquela sociedade apenas depois das invasões dos hicsos.
e) A construção das pirâmides e de outros edifícios no Egito antigo teve uma função econômica - a guarda dos órgãos para os anos de escassez.

09) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.

III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl.


10) Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer".

Sobre este povo, assinale o correto.

a) Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos, repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seu ritos.
b) Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agricultáveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comércio.
c) Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.
d) Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos. Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime político único. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religião monoteísta.

11) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

12) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:


a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, consequentemente, do comércio.
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.


13) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia.
I - As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista.
II - Na economia da baixa Mesopotâmia, a fome e crises de subsistência eram freqüentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras.
III - Na Suméria, os templos e ziggurats foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população.
IV - A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a formação do primeiro reino unificado da História.

Sobre as afirmativas anteriores, é correto afirmar:
a) I e II são verdadeiras.
b) III e IV são verdadeiras.
c) I e IV são verdadeiras.
d) I e III são verdadeiras.
e) II e III são verdadeiras.

14) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:

a) a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c) a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

15) A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a transformações ocorridas nesse período.


a) Diversificação social: ocorreu o surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas, diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir alimentos.
b) Expansão populacional: verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas, especialmente na região mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de matérias-primas ou de manufaturados.
d) Descentralização político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de redistribuição da produção.
e) Surgimento da escrita: foi uma decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.

16) “Em consequência das invasões dos povos do mar e da decadência do Egito, as cidades de Tiro e Sidon conquistaram a preponderância marítima do Mediterrâneo... Cerca de 1000 a.C., atingiram Gibraltar, transpuseram o estreito e fundaram um estabelecimento em Cádis...”

O trecho acima refere-se à civilização de um povo que, além de organizar um império marítimo comercial, contribuiu grandemente para a civilização ocidental, graças à:

 a) divulgação de técnicas agrícolas eficientes;

b) introdução do carro de roda nos transportes;

c) concepção de uma religião monoteísta;

d) elaboração de uma estética arquitetônica;

e) criação de um novo tipo de escrita.

17) “A Suméria era um território novo (...) estava coberta de grandes pântanos, cheia de juncos altos, interrompida por bancos de barro e areia periodicamente inundados pelas enchentes. Através de canais tortuosos entre os juncos, as águas barrentas dos dois rios corriam lentamente para o mar. Mas eram piscosas, e os juncos abrigavam muitas aves silvestres e outros animais e, nos terrenos que emergiam, as tamareiras proporcionavam todos os anos uma quantidade considerável de frutos nutritivos”. (Gordon Childe)

A região descrita acima refere-se:
a) ao fértil território ocupado pelos fenícios.
b) ao Vale do Jordão, onde se aglutinaram as tribos hebraicas conduzidas por Abraão. 
c) ao Vale do Indo e Ganges, alcançando por tribos arianas em busca de terras férteis, por volta de 2000 a.C. 
d) aos Vales do Nilo, intensamente disputados, por sua fertilidade, pelas tribos dos reinos do Alto e Baixo Egito.
e) à Mesopotâmia, intensamente disputada pelas tribos semitas nômades e vindas do Deserto da Arábia. 

18) Assinale de acordo com o código abaixo: 
 
I. As exigências das guerras determinaram o traço característico da organização assíria, que era o militarismo.

II. Armamentos novos e aperfeiçoados e técnicas de combate superiores conferiram, aos soldados assírios vantagens enormes.

III. Os assírios lançaram mão do terror como meio de subjugar outros povos.

a) I e II corretas.
b) I, II e III incorretas.
c) I e III corretas.
d) II e III corretas.
e) I, II e III corretas. 

19) O surgimento, no Egito Antigo, do “espírito militarista” foi despertado no povo pelos primeiros dominadores estrangeiros, que introduziam o cavalo, o uso do ferro e o carro de guerra. Aponte, entre as alternativas a seguir, aquela corresponde à primeira dominação estrangeira:
 
a) Persas, sob o comando de Cambises.
b) Hicsos, sob o comando dos “Reis Pastores”.
c) Gregos, sob o comando de Alexandre o grande.
d) Árabes, sob o comando dos “Califas Perfeitos”.
e) Romanos, sob o comando de Julio César.

20) A recente Guerra do Iraque destruiu tesouros históricos valiosos dos museus de Bagdá, referentes às milenares civilizações mesopotâmicas, conforme o mapa a seguir, que se situavam no atual território iraquiano.


 (Fonte: Adaptado de VICENTINO, C. e DOTIGO, G. História para o Ensino Médio. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2001, p. 48.)


Sobre tais civilizações, é INCORRETO afirmar:
a) A Mesopotâmia, embora situada entre montanhas e desertos e sem florestas, dispunha de outros recursos naturais que possibilitaram a sedentarização humana na região.
b) Os recursos naturais disponíveis foram aproveitados, mediante a drenagem de pântanos, a abertura de canais e a construção de reservatórios.
c) Os sumérios forneceram a base cultural das civilizações mesopotâmicas, tendo desenvolvido inúmeras técnicas, dentre elas, a da escrita cuneiforme.
d) A Babilônia constituía uma cidade-estado, que dominou a região em decorrência das riquezas obtidas por sua posição estratégica como entreposto comercial entre o Oriente e o Ocidente.


(BAIXE O 2° SIMULADO ENEM - IMPACTO NA HISTÓRIA E BONS ESTUDOS!)

1- B;   2-B;   3-D;   4-C;   5-D;   6-D;   7-B;   8-B;   9-C;    10-C;

11- E;   12-A;   13-E;   14-C;   15-D;   16-E;   17-E;   18-D;   19-B;   20-D