domingo, 17 de abril de 2011

IDADE ANTIGA

MESOPOTÂMIA - A vida entre dois rios

A geografia privilegiada do atual Iraque favoreceu o aparecimento das primeiras cidades-Estado do mundo


A Mesopotâmia (do grego "entre rios") é a região localizada entre os rios Tigre e Eufrates - território que se situa no atual Iraque -, onde surgiram as primeiras cidades-Estado do mundo. Ela faz parte do Crescente Fértil, área na qual brotou grande parte das civilizações antigas que se estende até o Egito.


MESOPOTÂMIA

Todo ano, quando a neve das montanhas da Armênia derretia, o Tigre e o Eufrates inundavam as planícies próximas às suas margens, cobrindo-as com uma camada de lama extremamente fértil. Isso atraiu vários povos para a região durante toda a Antiguidade.


SUMÉRIOS

Os primeiros habitantes da Mesopotâmia foram os Sumérios, lá instalados pelos menos desde 4000 a.C. Durante esse período, inventaram seu maior legado histórico: a escrita cuneiforme, feita com talhes em placas de argila, que servia para controlar a produção agrícola.


Escrita Cuneiforme

Evolução da Escrita Cuneiforme


Simbologia da Escrita Cuneiforme

Além da escrita cuneiforme, os sumérios se destacaram no desenvolvimento da arquitetura, com a construção dos Zigurates, enormes templos para os seus deuses.

As cidades-estados sumerianas, tradicionalmente, eram cidades-templos. Isto porque os sumérios acreditavam que os deuses haviam fundado as cidades para que fossem centros de cultos. Mais tarde, segundo a religião, os deuses limitavam-se a comunicar os soberanos as plantas das cidades e dos santuários. A ligação dos patésis aos ritos da cidade era extremamente íntima.

Os templos estavam ligados ao poder estatal e suas riquezas eram usufruídas pelos soberanos, chefe político e religioso ao mesmo tempo. "Vigário" da divindade, intermediário entre deus-rei e a humanidade. Essa era a figura do Patesi.


Zigurate


Os sumérios dominaram os semitas (povos nômades), e fundaram cidades como Kish e Ur. Por volta de 3200 a.C, já eram organizados em uma civilização.

Cada cidade já tinha governo próprio, centralizado na figura dos Patesi - reis que concentravam o poder militar, político e religioso. Havia também a aristocracia burocrática que cuidava dos interesses do rei, dos bens da casa real, do tesouro público, que recebe os impostos e etc.
 

Verificamos assim, que as famosas cidades-Estado não surgiram inicialmente na Grécia, como alguns podem questionar-se, mas com os povos antigos da Mesopotâmia.


IMPÉRIO BABILÔNICO

Por volta de 2000 a.C, uma nova invasão semita de origem à cidade da Babilônia, que se tornou importante centro político. Sob a liderança do rei Hamurabi, entre 1792 e 1750 a.C, a Mesopotâmia foi outra vez unificada, e teve início o I Império Babilônico.

Hamurabi elaborou o primeiro Código Jurídico completo com 282 leis - entre elas a severa Lei de Talião ("olho por olho, dente por dente"). O Império Babilônico, também conhecido como Amorita, durou até o século XVI a.C, quando tombou após as invasões do Hititas - nômades vindos do Cáucaso.

   

Monolito com o Código
de Hamurabi


Temos abaixo algumas das Leis de Talião que compuseram esse que foi um dos primeiros Códigos de Leis da Humanidade, o Código de Hamurabi:

- Se alguém acusa um outro, lhe imputa um sortilégio (crime), mas não pode dar a prova disso, aquele que acusou, deverá ser morto.
21º - Se alguém faz um buraco em uma casa, deverá diante daquele buraco ser morto e sepultado.

22º - Se alguém comete roubo e é preso, ele é morto.
127º - Se alguém difama uma mulher consagrada ou a mulher de um homem livre e não pode provar se deverá arrastar esse homem perante o juiz e tosquiar-lhe a fronte.

196º - Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.

200º - Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partidos os seus dentes.

Desses dois artigos é que surgiu o provérbio mais conhecido acerca da Lei de Talião: "olho por olho, dente por dente".


ASSÍRIOS

No século IX a.C, outro povo começou a despontar como potência: os Assírios. Originários do norte do rio Tigre, conseguiram um vasto império, cujo auge foi entre os séculos VIII e VII a.C., nos reinados de Sargão II, Senaqueribe e Assurbanípal, aquele que construiu a famosa biblioteca da cidade de Nínive.



Império Assírio


Assírios em batalha


Guerreiros Assírios


Os assírios ficaram conhecidos pelo Exército poderoso e cruel, impondo violentos castigos aos povos conquistados como a empalação e a crucificação dos inimigos derrotados. Destaque para a utilização de carros de guerra puxados por cavalo, além do uso de arcos e flechas bem ornamentados para os conflitos.


II IMPÉRIO BABILÔNICO

Abalado por revoltas internas e invasões, o Império Assírio tombou em 612 a.C., diante de uma aliança entre medos (vindos das margens do Mar Cáspio) e caldeus (vindos do Sul da Mesopotâmia).

Sob o domínio dos caldeus, a Babilônia voltou a ser a capital da Mesopotâmia, o que deu origem ao II Império Babilônico.


Império Babilônico - Nabucodonosor


O apogeu ocorreu no governo de Nabucodonosor II (604 - 562 a.C.), que expandiu o território até a Palestina, escravizando o povo local, os Hebreus, no evento conhecido, até biblicamente diga-se de passagem, como o "Cativeiro da Babilônia".


Ruínas da Babilônia


Nabucodonosor também construiu a Torre de Babel e os Jardins Suspensos da Babilônia.


Ilustração - Jardins Suspensos da Babilônia


Ilustração - Torre de babel


Em 539 a.C., a Babilônia foi conquistada pelos persas, tornando-se uma de suas províncias. Encerrava-se dessa forma a era de autonomia da Mesopotâmia.

Contente por mais um tema muito importante ter sido abordado pelo Impacto na História, pois estão nesses povos as nossas origens... Por mais que venhamos evoluir em busca de mais e mais tecnologias, novos conceitos, uma sociedade cada vez mais robotizada, jamais devemos esquecer que foram os povos orientais que deram os primeiros passos para que estivéssemos aqui hoje.

Seus questionamentos nos trouxeram a arquitetura, a escrita, apesar de não deixar de mencionar que no período histórico anterior, denominado Pré-história, já se buscava soluções para os problemas que chegavam ao homem.

Entender as suas formas de organização, de religião e sua espetacular evolução nos faz cadavez mais agradecidos pela ânsia de conhecimento que o homem possui, desde os primórdios de nossa História.

Um abraço do Prof. Joka e boa semana!
Abaixo de toda essa pirâmide, vinha a população e seus diversos afazeres, fazendeiros, barqueiros, pescadores, criadores, negociantes, artesãos, enfim.

E para finalizar, havia escravidão. Esses escravos eram inimigos capturados, ou formas de pagamento de dívidas. Esses escravos porém, tinham alguns privilégios, como liberdade para se casar, por exemplo.

4 comentários:

  1. Parabéns professor ótimos textos e imangens

    ResponderExcluir
  2. não gostei nada nada é muito grande pra copiar se eu não fosse copiar esse texto ate ia ser bom

    ResponderExcluir
  3. É fato mesmo que a escrita cuneiforme foi a primeira a ser usada pela Humanidade pois não há registro de outra(Pelo menos por enquanto) e sobretudo utilizando um material de fácil degradação ,a argila cozida ,que durante as enchentes do rio Eufrates eram destruídas.Mas as placas com essa escrita que chegaram até nós foram suficientes pros arqueólogos desvendarem nem que fosse um ''pouco'' da Mesopotâmia lar dos primeiros impérios que se conhece(Até que se descubram outros né?!)!Abraços ae..

    ResponderExcluir