terça-feira, 22 de maio de 2012

1° SIMULADO ENEM - IMPACTO NA HISTÓRIA


Queridos alunos e amigos que acompanham o Impacto na História, estamos de volta!

Para que possamos juntos trilhar uma boa preparação para o ENEM e demais vestibulares que venham pela frente, estou postando dois SIMULADOS ENEM, cada um com seus respectivos gabaritos.

O primeiro, que vocês visualizarão abaixo traz como temática: Introdução aos estudos da história; Periodização da história; fontes históricas, etc.

Espero que possa ser bastante útil a todos vocês! Estamos aqui sempre buscando o melhor meio de repassar o conhecimento necessário para que vocês consigam a conquista da tão sonhada APROVAÇÃO!

Abraço a todos e até o próximo post! 

Estamos todos juntos e misturados nessa caminhada rumo ao SUCESSO! 


1° SIMULADO ENEM - IMPACTO NA HISTÓRIA


01) A periodização é parte fundamental do saber histórico. Nesse sentido, afirma-se:

I. O marco histórico pode ser definido como qualquer acontecimento cuja importância social o transforma em referência na explicação histórica.

II. A consagrada divisão temporal de História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea reflete o eurocentrismo da idéia de História Universal linear.

III. A periodização é um recurso metodológico do saber histórico que serve para orientar a compreensão de acontecimentos e processos vividos, como forma de evitar o anacronismo, ou seja, evitar atribuir a uma época o que a ela não pertence.

Considerando as afirmações, está(ão) correta(s):
a) somente I. 
b) somente I e II.
c) somente II e III.
d) somente III.
e) todas.

02) Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são:

a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.

b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.

c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.

d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.

e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.

03) Em 1871, Charles Darwin afirmou, corretamente, que os seres humanos surgiram no mesmo continente em que vivem nossos parentes biológicos mais próximos – os chimpanzés e os gorilas –, o que acabou por ser confirmado pelos cientistas do século XX. O continente referido no texto corresponde à:

a) Oceania.
b) África.
c) América.
d) Europa.
e) Ásia.

04) Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar que se trata de um(a):

a) divisão natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.

b) processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.

c) distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.

d) distinção científica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.

e) divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades humanas para efeito do estudo da história.

05) No texto poético Marília de Dirceu, remetem para a relação existente entre o tempo, a história e a memória.

II. O tempo não respeita a formosura;
E da pálida morte a mão tirana
Arrasa os edifícios dos Augustos,
E arrasa a vil choupana.

III. Que belezas, Marília, floresceram,
De quem nem sequer temos a memória!
Só podem conservar um nome eterno
Os versos, ou a história.

Neste contexto, é correto afirmar:
a) A história e a memória possuem as mesmas funções relacionadas à preservação do patrimônio e da imagem pessoal dos indivíduos.
b) A preservação da memória arquitetônica e dos grandes feitos da humanidade é a principal função da História.
c) A memória não é privilégio da História, podendo ser uma matéria objeto de outras disciplinas e saberes, tais como a Literatura e a Arquitetura.
d) A memória não é capaz de reter o tempo na sua integralidade e minúcia, face à corrosão material dos objetos históricos, restando esse papel ao historiador.
e) O patrimônio físico reflete a história das elites e não é mais preservado pelos museus e instituições ligados à preservação da memória nos Estados Unidos e na Europa.



06) As relações entre as explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos.

Sobre tais explicações, leia as afirmativas.

I. O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal, descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são chamados de Criacionistas.

II. O livro “A Origem das Espécies”, de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do homo sapiens, que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou conhecida como Evolucionista.

III. O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais, que, reunidos, compõem a chamada “Pré-história”.

Está(ão) correta(s):

a) apenas I    
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas II e III
e) I, II e III

07) No campo do conhecimento histórico, fonte pode ser conceituada como:

a) Documento verdadeiro, na medida em que é escrito pelo historiador, um profissional especializado para lidar com o passado.

b) Documento verdadeiro, pois há verdade histórica apenas naquelas pessoas que testemunharam os fatos.

c) Tipo de vestígio ou registro de acontecimentos humanos de uma determinada época, de que se valem os historiadores, para construírem suas narrativas históricas sobre essa época.

d) Documento verdadeiro porque é escrito, e o que garante a verdade histórica é o desenvolvimento da escrita.

e) Tipo de vestígio ou registro de acontecimentos humanos de uma determinada época, a partir do qual os historiadores constroem a verdadeira história dessa mesma época.

08) A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da invenção da escrita como “pré-históricas”. Os homens dessas sociedades paulatinamente superaram suas deficiências físicas e de raciocínio, bem como de adaptação ao ambiente, onde passaram a criar condições materiais para sobreviver.

Sobre esse longo período, em que viveram essas sociedades, afirma-se:

I. O paleolítico é caracterizado como o período da pedra lascada, em que a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habitavam as cavernas.

II. A principal conquista do neolítico foi o domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimentos, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas autosuficientes.

III. Duas características marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre os povos.

Considerando as afirmativas, está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) todas.


09) Numa reportagem publicada na Revista Veja, em 21 de abril de 2009, é feita a seguinte constatação:


“Outro trabalho científico de destaque envolvendo a chegada do homem à América foi publicado no mês passado pela revista americana Science, uma das mais importantes do mundo na área. O estudo foi feito por dois geneticistas brasileiros, Sérgio Danilo Pena e Fabrício Santos, que confirmaram o parentesco genético entre tribos de seis países americanos (Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos) e um pequeno povoado nas Montanhas Altai, entre a Sibéria, na Rússia, e a Mongólia.”

A partir da citação, analise as hipóteses abaixo sobre a origem do homem no continente americano. A mais aceita pela historiografia e que, mais uma vez, foi confirmada pela pesquisa citada, é a hipótese da:

a) origem autóctone que afirma ser o homem oriundo da própria América.

b) origem polinésia que defende terem os grupos de homens saído das ilhas do Arquipélago Polinésio, em canoas rudimentares, atravessado o Oceano Pacífico e se estabelecido em diferentes locais da América.

c) origem asiática que pressupõe a emigração sucessiva de grupos humanos provenientes da Ásia. Esses grupos teriam atravessado o estreito de Bering, que durante invernos rigorosos formava um istmo de gelo, possibilitando sua travessia a pé.

d) origem africana que defende a vinda de sucessivos grupos de homens do continente africano. Esses homens teriam atravessado o Oceano Atlântico em canoas rudimentares e se instalado em vários pontos da América.

e) origem fenícia que pressupõe uma migração dos fenícios para as Américas, atestada por antigas inscrições encontradas em pedras em vários locais do continente.



10) “A Pré-História pode ser dividida em três períodos: o Paleolítico [...]; o Neolítico [...]; e a Idade dos Metais. [...] Ao deixar à margem da história a quase totalidade da experiência humana, essa periodização assume uma conotação negativa. As sociedades ‘pré-históricas’ ou primitivas muitas vezes são caracterizadas de maneira igualmente negativa, a partir do critério da falta: sociedades sem Estado, sem escrita, sem história, sem tecnologia e, no plano econômico, sociedades de economia de subsistência, sem produção de excedentes e, portanto, sem mercado. [...] trata-se de uma análise preconceituosa, tendenciosa, feita de ‘fora para dentro’” (MOTA, Myriam Becho e BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2002, p.19).

Com base no texto e nos conhecimentos mais recentes sobre a chamada Pré-História, é correto afirmar que este período é:

a) interpretado negativamente por certos historiadores, segundo uma concepção eurocêntrica de História, para a qual as sociedades européias eram mais evoluídas e, portanto, superiores às sociedades diferentes das suas.

b) incluído na História pelos estudiosos, apesar de não apresentar quaisquer formas de organização social.

c) excluído da História porque não há vestígios de nenhuma forma de desenvolvimento técnico/tecnológico ocorrida nesta etapa da experiência humana na Terra.

d) insignificante para a compreensão da experiência humana na Terra por não dispor de registros escritos.

e) caracterizado negativamente pelos historiadores, na atualidade, pois, apesar de constituir a parte mais longa da trajetória humana, é impossível de ser conhecida, dadas as diferenças das sociedades pré-históricas com a nossa sociedade.


11) Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico, é INCORRETO afirmar que, nesse estágio, registra(m)-se:

a) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo.

b) a invenção da cerâmica e da metalurgia.

c) o nascimento da arte com representações de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas.

d) a aprendizagem do homem na fabricação de facas, agulhas e anzóis de ossos.

e) o desconhecimento do homem da atividade de plantar e colher.

  
12) Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:

a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.

b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.

c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.

d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.

e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.


13) A atuação do Estado  na vida econômica dos povos da Antigüidade Oriental, principalmente em relação à agricultura, foi bastante acentuada, sendo justificada por eles como:

a) forma de garantir a produção de gêneros de primeira necessidade sem excedentes lucrativos;

b) necessária para assegurar as provisões para consumo do Exército;

c) decorrente da necessidade de controlar a produção em tempo de guerra;

d) única maneira de garantir a distribuição equitativa da riqueza entre os súditos;

e) responsabilidade atribuída aos governantes para zelarem pelo bem comum.

  
14) Analise as afirmações abaixo:

I. (     ) "Estes nomos eram cidades-Estados, nas quais se iniciou a dissolução da propriedade coletiva, com o surgimento, no interior de cada um, de uma espécie de aristocracia, proprietária das melhores terras."

II. (     ) "Era o estado, personificado na figura do chefe supremo, que construía os grandes canais de irrigação, como meio de desenvolver a agricultura, dirigindo para esse fim o trabalho excedente das comunidades."

III. (     ) "Tivemos também a cristalização das camadas sociais, tendo-se formado uma poderosa burocracia estatal (administrativa e religiosa) que tornou seus cargos hereditários."

IV. (     ) "Essa reforma religiosa, que estabeleceu o monoteísmo no Egito, teve por finalidade enfraquecer o poder dos sacerdotes de Amon, que representavam um perigo para a Monarquia."

Os textos acima estão ligados, respectivamente:

a) a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos  com agricultura de regadio; ao reinado de Ramsés II; à unificação política do Egito;

b) à formação do Império Assírio; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV; à formação do Novo Império Egípcio;

c) à formação do Império Egípcio; a Amenófis IV; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à conquista do Egito pelos hicsos;

d) à formação dos reinos egípcios; ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à estratificação social dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; a Amenófis IV;

e) ao regime político dos impérios teocráticos com agricultura de regadio; à formação do império egípcio; a Amenófis IV; à implantação do monoteísmo judaico no Egito.


15) "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."

O trecho acima celebra:

a) o Egito, região quente e seca como o Saara;

b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto;

c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;

d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;

e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.


16) Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:

 a) se opunham ao politeísmo dominante na época;

b) seus deuses, sempre prontos a castigar os pecadores, desencadearam o Dilúvio;

c) depois da morte, a alma podia voltar ao corpo mumificado;

d) construíram  túmulos em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade;

e) os camponeses constituíam a categoria social inferior.


17) O Novo Império Egípcio (entre os séculos XVI e XII a.C.) foi marcado por uma transformação que deu novo rumo, temporário, à vida religiosa da população. O faraó Amenófis IV impôs o culto a um único Deus, Áton, simbolizado pelo disco visível do Sol. Tebas deixou de ser a capital e os bens dos templos de Amon foram confiscados. A reforma religiosa teve caráter político porque visava a:

a) limitar o poder dos sacerdotes.

b) abalar a estrutura social vigente.

c) aumentar a autonomia dos nomos.

d) debilitar a influência dos escribas.

e) dividir o poder da casta militar.


18) O modo de produção asiático pode ser caracterizado exceto por:

a) poder político centralizado, teocrático e sociedade estamental.

b) economia agropastoril, sujeitas às condições geoclimáticas, incluindo o chamado Crescente Fértil.

c) organização fortemente marcada pela religiosidade que, por vezes, contribuiu até mesmo para a centralização política.

d) domínio da religião monoteísta na constituição dos Impérios.

e) traços de originalidade fenícia, pela descentralização política das cidades-estados e economia voltada para o comércio marítimo.


19) Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.

c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.

d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

e) as alternativas a e c são complementares e estão corretas.


20) Com relação às civilizações egípcias e mesopotâmicas, é incorreto afirmar:

a) O torno para a fabricação de cerâmica usado no Egito foi, durante séculos, mais lento e ineficiente do que aquele empregado na Mesopotâmia.

b) As técnicas de produção utilizadas pelo Egito faraônico e pela Mesopotâmia se fixaram, em sua maioria, durante o surto de inovações tecnológicas que se estendeu de 3200 a 2700 a.C.

c) Comparando-se o Egito à Mesopotâmia, pode-se constatar certo atraso do primeiro em relação à segunda, onde certas inovações tecnológicas foram introduzidas anteriormente.

d) As atividades agrícolas eram supérfluas na economia egípcia antiga, dada a pouca fertilidade do solo, e de extrema importância na Mesopotâmia, onde se cultivam cereais como o trigo e a cevada.

e) O instrumento baseado no princípio do contrapeso, para a elevação de recipientes com água, foi introduzido no Egito no século XIV a.C., apareceu em um sineto mesopotâmico cerca de seis séculos antes.

(BAIXE O 1° SIMULADO DE HISTÓRIA E BONS ESTUDOS! IMPACTO NA HISTÓRIA JUNTO COM VOCÊS!)




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