Boa tarde queridos amigos e alunos que acompanham o Impacto na História!
Feriadão excelente para intensificar os estudos e continuar firme e forte na preparação rumo ao ENEM. Pensando em todos vocês, confeccionei mais um mega SIMULADO IMPACTO NA HISTÓRIA.
Nosso 3° SIMULADO IMPACTO NA HISTÓRIA vem recheado com questões que abordam a História Antiga Clássica - Grécia e Roma. Todas devidamente gabaritadas. Logo abaixo você irá encontrar todo o simulado e clicando no seguinte link: 3° SIMULADO IMPACTO NA HISTÓRIA poderá baixá-lo para resolver na tranquilidade de casa, no aconchego do lar (é o novo!!! rssrsrs).
Aproveitem, pois um guerreiro bem preparado enfrenta qualquer batalha que encontrar.
Um enorme abraço e até o próximo post! Bom feriado e bons estudos a todos!
Não esqueça que estamos sempre juntos e misturados rumo à sua APROVAÇÃO!
Não esqueça que estamos sempre juntos e misturados rumo à sua APROVAÇÃO!
3°
SIMULADO - HISTÓRIA
Prof. Joffreson Santos
01)
No caso da Grécia, a evolução intelectual que vai de Hesíodo (séc. IV a.C.)
pareceu-nos seguir, no essencial, duas orientações: em primeiro lugar,
estabelece-se uma distinção clara entre o mundo da natureza, o mundo humano, o
mundo das forças sagradas, sempre mais ou menos mesclados ou aproximados pela
imaginação mítica, que às vezes confunde esses diversos domínios (...). " (Jean-Pierre
Vermont. Mito e pensamento entre os gregos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
p. 17).
A
partir da citação acima e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que, no
período indicado, os gregos:
a) Separavam completamente a razão do mito,
diferenciado a experiência humana de suas crenças irracionais.
b) Acreditavam em seus mitos, relacionando-os com
acontecimentos reais e usando-os para entender o mundo humano.
c) Definiram o caráter irracional do ser humano,
garantindo plena liberdade de culto e crença religiosa.
d) Privilegiavam o mundo sagrado em relação ao
humano e ao natural, recusando-se a misturar um ao outro.
e) Defendiam a natureza como um reino intocável,
tomando o homem como um risco para o bem-estar do mundo.
02)
Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um
regime democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos,
ampliadas de 4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na
cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas
posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta:
a) O ostracismo, aplicado pela primeira vez no
período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como
politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de
dez anos.
b) Entre as reformas implementadas por Péricles, a
criação da mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à participação nas
assembléias – permitiu que os cidadãos mais pobres pudessem participar da
política sem colocar em risco a sua subsistência material.
c) Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito
anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de
riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia.
d) Na Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o
centro de vida política, englobando entre suas funções as dimensões
legislativa, executiva, judiciária e eleitoral.
e) Ao longo do século IV a.C., a democracia
ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as
advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos cidadãos,
como a mistoforia.
03)
Com o fim do domínio gentílico sobre a terra, os parentes mais próximos do
pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como
eupátridas (os bem nascidos). O restante da terra foi dividido entre os georgoi
(agricultores); os mais prejudicados por esta divisão foram os thetas
(marginais), excluídos da partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade
privada da terra e o surgimento dos demos marcaram o advento da pólis
(cidade-estado) grega. Sobre a pólis grega, é correto afirmar:
a) Em razão da abundância de terras na pólis, os
excedentes populacionais balcânicos continuaram a lutar por terras em torno da
acrópole.
b) O poder ampliado do pater na administração da
família e da casa enfraqueceu o individualismo, pois beneficiou igualmente
filhos e parentes distantes na partilha dos bens.
c) Os georgoi produziram grandes riquezas em suas
terras devido às boas colheitas e, com isso, despertaram a cobiça dos eupátridas.
d) Com a pólis, o urbano constituiu-se como a base
da sociedade e seu elemento de união, e a cidade-estado passou a ser liberada
por um conselho de eupátridas.
e) Os demiurgos tornaram-se o grupo social dominante
em cada pólis, compartilhando o poder político com os eupátridas.
04)
“O legado da Grécia à filosofia ocidental
é a filosofia ocidental”. (Bernard Williams. In: Finley M.I. O legado da
Grécia, 1998.)
A
afirmação baseia-se no fato de que:
a) a filosofia moderna ocidental, apesar de ter
deixado o pensamento filosófico grego para trás, recupera como princípio básico
o legado mítico dos helenos;
b) os filósofos gregos foram lidos pelos romanos,
depois negados pela tradição romântica medieval e, posteriormente, recuperados
por iluministas como Voltaire e Diderot;
c) os gregos foram os criadores de quase todos os
campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a
ética e a filosofia política;
d) os sofistas, como Sócrates e Platão, responsáveis
pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da
filosofia ocidental moderna;
e) a metafísica de Platão tem estruturado, até hoje,
as bases conceituais e filosóficas do pensamento científico e tecnológico
contemporâneo ocidental.
05) Em 2012 serão
realizados os Jogos da XXX Olimpíada, na cidade inglesa de Londres. Os jogos olímpicos
tiveram origem na Grécia, em 776 a.C., como forma de celebrar Zeus e a paz.
A respeito do
desporto na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
a)
o desporto grego, apesar de bastante competitivo, muito raramente era sangrento
e mortal, haja vista que tinha caráter religioso e comemorava a paz entre
Atenas e Esparta;
b)
por volta de 500 a.C., os maiores festivais atléticos estavam em completa
decadência, deixando de conferir prestígio e glória às grandes famílias e às
cidades de origem dos atletas;
c)
em seus primórdios, as mais antigas competições em Olímpia tinham um
significado meramente desportivo, ao passo que no século VIII a.C. passaram a
ter um sentido estritamente religioso;
d)
os gregos acreditavam no valor do desporto como treino, sobretudo para a
guerra, haja vista que ambos, guerra e desporto, tinham para eles muito em
comum;
e)
nos tempos de Homero, vários atletas adquiriram grande prestígio e glória em
suas cidades natais, chegando mesmo a serem vistos como deuses, cujas estátuas
podiam fazer milagres e, por esse motivo, eram cultuadas publicamente.
06)
O mundo greco-romano não se estruturava
como os Estados Nacionais Contemporâneos, mas de modo bem distinto, como
Cidades-Estados. Estas, que conhecemos pela tradição escrita, pela epigrafia ou
pelas fontes arqueológicas, eram muito diferentes entre si: nas dimensões
territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes
soluções obtidas, ao longo dos séculos, para os conflitos de interesses entre
seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequena unidade
territorial, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais que cinco mil,
quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a
congregar vinte mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de
grandes impérios, atingiram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de
cem mil habitantes – e, por vezes, como na Roma imperial, chegaram à escala de
um milhão de habitantes. (GUARINELLO, Luiz N. Cidades-Estados na Antiguidade
clássica. In: PINSKY Jaime; PINSKY Carla B. (Orgs.). História da cidadania. São
Paulo: Contexto, 2003. p. 30 [com adaptações]).
Julgue
os itens seguintes considerando as estruturas lingüísticas e idéias do texto
acima, bem como a organização das cidades ao longo da História, e diga qual
está incorreta:
a) No texto, conhecer "pela epigrafia"
significa conhecer pela grafia de epigramas.
b) sujeito de "eram muito diferentes entre
si" é "Estas", pronome que se refere a
"Cidades-Estados".
c) Nas metrópoles atuais, nota-se um total
desvinculamento com o mundo rural, isto é, as relações campo – cidade deixaram
de existir.
d) Atenas é exemplo típico de Cidade-Estado grega:
pequeno território e reduzida população, comparativamente às Cidades-Estados da
sua época, não impediram que o comércio nela florescesse e que, no século V
a.C., atingisse a plenitude de seu desenvolvimento cultural e do exercício da
democracia.
e) Em Esparta, um dos modelos de pólis grega, o
desenvolvimento das instituições políticas foi prejudicado pelo acentuado
militarismo imposto e conduzido pela classe dominante, razão pela qual sua
experiência democrática ficou aquém da ateniense.
07)
O período Helenístico foi marcado por grandes transformações na civilização
grega. Entre suas características, podemos destacar:
a) O desenvolvimento de correntes filosóficas que,
diante do esvaziamento das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do
problema ético o centro de suas preocupações visando, principalmente, o
aprimoramento interior do ser humano.
b) Um completo afastamento da cultura grega com
relação às tradições orientais, decorrente, sobretudo, das rivalidades com os
persas e da postura depreciativa que considerava bárbaros todos os povos que
não falavam o seu idioma.
c) A manutenção da autonomia das cidades-Estado, a
essa altura articuladas primeiro na Liga de Delos, sob o comando de Atenas e,
posteriormente, sob a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta.
d) A difusão da religião islâmica na região da
Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das cidades-Estado gregas.
e) O apogeu da cultura helênica representado,
principalmente, pelo florescimento da filosofia e do teatro e o estabelecimento
da democracia ateniense.
08)
Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no
Período Clássico.
I.
As Guerras Médicas opuseram o Império Persa em expansão às cidades-estados
gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas comerciais nos mares Egeu e
Negro.
II.
A vitória das cidades-estados gregas sobre o Império Persa marca o início da
hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da democracia.
III.
O "Século de Péricles" alternou a democracia, caracterizada pela
extensão dos direitos políticos aos comerciantes estrangeiros e o fim da
escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as outras cidades-estados
gregas.
IV.
A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras cidades-estados
gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para enfrentar a invasão
da Grécia por Alexandre da Macedônia.
Pela
análise das afirmativas, conclui-se que somente são corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
09)
Leia o trecho abaixo: Numerosas são as maravilhas da natureza, mas de todas a
maior é o homem! Singrando os mares espumosos, impelido pelos ventos do sul,
ele avança, e arrasta as vagas imensas que surgem ao redor! Geia, a suprema
divindade, que todas as mais supera, na sua eternidade, ele [o homem] a corta
com suas chamas.. (Sófocles, Antígona. São Paulo. Edições de Ouro, S.d. p. 164)
Com
base no texto, a respeito da cultura grega, é correto afirmar que:
a) a força de expressão da cultura erudita extinguiu
a influência e a herança da mitologia;
b) o valor da ação humana dependia de sua adaptação
às imposições estabelecidas pela religião;
c) a liberdade de expressão, na Grécia, destacava o
homem como a medida de todas as coisas;
d) a unidade política grega e a centralidade do
poder decorriam da valorização do homem;
e) a democracia grega estimulou as reações contra o
politeísmo.
10) “Um
deus, parece, se ocupou de vós: prevendo o futuro, implantou duas estirpes
gêmeas de reis, em lugar de uma única (...) introduziu o comedimento do sábio
poder exercido pela velhice na força arrogante que se apoiava sobre o
nascimento, tomando a competência dos vinte e oito Gerontes igual à dos Reis na
votação dos assuntos mais importantes (...) Constatando que o governo ainda era
cheio de orgulho e desconfiança, impôs-lhe à guisa de freio a soberania dos
Éforos (...)” Platão, As Leis. O texto de Platão e o conhecimento da
conservadora organização política da Cidade-Estado ou Pólis Espartana permite
afirmar corretamente:
l.
No lugar de uma monarquia existia uma diarquia, ou seja, dois reis, certamente
para evitar a autocracia.
ll.
Os componentes do Senado ou Gerúsia eram anciãos, em número de vinte e oito,
com mais de sessenta anos e competia-lhes fazer as leis.
lll.
O texto de Platão omite a existência da Assembléia do Povo ou Ápela, formada
por cidadãos de mais de trinta anos, que ratificava ou não as decisões da
Gerúsia.
Está
correta ou estão corretas:
a) apenas l e lll;
b) apenas ll e lll;
c) apenas ll;
d) apenas l;
e) todas.
11)
“Em Roma a “voz do sangue” falava muito pouco; o
que falava mais alto era a voz do nome de família”. (VEYNE, Paul.
História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, v. I, p. 25.)
A partir da frase anterior, e de seus estudos históricos, é
correto afirmar que os romanos:
a) escolhiam seus herdeiros em função do
reconhecimento e legitimidade dos filhos, podendo deixar bens tanto para os
filhos de sangue, quanto para os adotados.
b) distribuíam seus bens de acordo com o
nascimento de seu filho, valorizando o primogênito e descartando os demais,
sobretudo as mulheres;
c) selecionavam seus herdeiros de acordo com a
educação recebida, cabendo aos homens e mulheres, com melhor desempenho
escolar, a herança maior;
d) escolhiam seus herdeiros de acordo com o nome
de família, ou seja, aqueles que eram de linhagem nobre eram os herdeiros, nada
cabendo aos bastardos e aos adotados.
12)
Na Roma republicana, “o tribunal e a
assembléia tribal foram simplesmente acrescentados às instituições centrais
existentes no Senado, Consulado e Assembléia centuriata: não significavam uma
abolição interna do complexo oligárquico de poder que guiava a República.”
(Anderson)
Assinale
a alternativa correta a respeito da organização e do processo sociopolítico na
Roma Antiga republicana:
a) A luta de classes em Roma foi por vezes violenta
e prolongada, produziu desempenhos heróicos, como os de Caio e Tibério Graco, e
alterações que beneficiavam a plebe, mas jamais aboliu ou substituiu a
estrutura cívica de poder da nobreza hereditária.
b) O Senado Romano só teve poder no início da
República e era constituído pelos indivíduos considerados mais capazes,
independentemente de sua origem familiar.
c) Embora a democracia provenha da Grécia, a escolha
dos magistrados em Roma era feita do modo mais democrático possível para os
padrões da Antiguidade: eram escolhidos por todos os habitantes da cidade, em
assembléia na praça pública.
d) Quem governava, na Roma republicana, era o
cônsul, enquanto o Senado se constituía numa simples representação honorífica
de família.
e) A plebe romana representava-se por uma assembléia
tribal, que reunia os representantes das aldeias estrangeiras dominadas e ainda
organizadas em comunidade primitiva.
13) Leia
atentamente um fragmento de Suetônio (1990, p. 51) sobre a história de Júlio
César, julgue as alternativas e indique a assertiva correta:
“(...)
Não existem distinções que não recebessem segundo seu capricho e que não
concedesse da mesma maneira. Cônsul pela terceira e quarta vez, se limitou a ostentar
o título, e se contentou em exercer a ditadura que haviam concedido com os
consulados; (...) durante os quais só reuniu comícios para eleição de tribunos
e éditos do povo. Estabeleceu prefeitos em lugar de pretores, para
administrarem abaixo das suas ordens”.
a) César não se limitava aos poderes
de ditador e cônsul da República Romana.
b) César nunca chegou a ser
imperador, pois foi assassinado antes de receber de Roma essa honra.
c) César, como bem mostra o
fragmento, já goza dos poderes de imperador.
d) O Consulado e a Ditadura são
cargos típicos da República Romana, unificados por César no final da sua vida.
14) Desenvolveu-se nos homens primeiro a sede do
dinheiro, em seguida o amor ao poder; tais desejos foram, por assim dizer, as
fontes de todos os males... mais tarde quando o contágio se propagou como uma
epidemia, a cidade mudou de aspecto; e o seu governo, até esse momento tão
justo e virtuoso, tornou-se cruel e insuportável. (SALÚSTIO. The Conspiracy of
Catiline. Baltimore: Penguin Books, 1963. p. 181.)
Salústio
(86-34 a.C.) escreveu essas palavras condenando o colapso dos valores e do
regime republicano. As observações do historiador romano devem ser inseridas no
quadro de desorganização geral da vida social romana.
Sobre a
decadência do regime republicano, identifique a alternativa incorreta:
a)
Nas longas guerras empreendidas pelos romanos contra os cartagineses, as
pequenas propriedades rurais foram arruinadas, obrigando seus proprietários a
vendê-las a baixos preços, provocando a formação de grandes latifúndios.
b)
A introdução do trabalho escravo nas plantações chamadas latifundia provocou um
grande êxodo rural dos pequenos camponeses para Roma, favorecendo a formação de
uma camada urbana marginalizada e miserável.
c)
Em 133 a.C., Tibério Graco, representante da plebe, foi eleito tribuno. A
reforma agrária empreendida em seu governo, apoiada pela classe senatorial,
conseguiu amenizar durante algum tempo as tensões no campo.
d)
As revoltas dos escravos aumentaram as tensões em Roma. A mais famosa delas foi
liderada pelo gladiador Espártaco, sendo duramente reprimida.
e)
O exército deixou de ser um instrumento da República para se tornar patrimônio
particular dos generais, cujo poder acabou ameaçando a autoridade do Senado.
15) O governo da República romana estava dividido em três corpos
tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano,
poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático ou
monárquico. Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a
constituição romana parecerá monárquica; a quem fixá-la no Senado ela mais
parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente
democrática. (POLÍBIOS. História. Brasília: Ed. da UnB, 1985. Livro VI, 11. p.
333.)
Políbios descreve a estrutura política da República romana
(509-27 a.C.), idealizando o equilíbrio entre os poderes.
Não obstante, a prática política republicana caracterizou-se
pela:
a) organização de uma burocracia
nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os
rendimentos;
b) manutenção do caráter oligárquico
com a ordem eqüestre dos homens novos assumindo cargos na administração e no
exército;
c) adoção da medida democrática de
concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias
conquistadas;
d) administração de caráter
monárquico com o poder das assembléias baseado no controle do exército e da
plebe;
e) preservação do caráter
aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembléia centuriata e
as magistraturas.
16) Após
as Guerras Púnicas (264 - 146 a.C.) - Conflito entre Roma e Cartago pela
disputa comercial do Mediterrâneo -, os romanos abriram caminho para a
dominação de regiões do Mediterrâneo Ocidental (Gália, Península Ibélica) e
Oriental (Macedônia, Grécia, Ásia Menor). O Mar Mediterrâneo foi inteiramente
controlado pelos romanos, que o chamavam de mare nostrum ("nosso
mar").
A expansão romana foi acompanhada de importantes
transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Entre elas
destacam-se:
a) o fortalecimento do sistema
assalariado, o enfraquecimento dos cavaleiros, a consolidação das instituições
republicanas e a adoção dos deuses gregos com nomes latinos;
b) o fim do trabalho escravo, a
concentração populacional no campo, o desaparecimento dos latifúndios e a
mudança no estilo de vida romano, que se tornou mais simples e sóbrio;
c) o crescimento do escravismo, o
empobrecimento da plebe, o desenvolvimento do comércio, o fortalecimento dos
chefes militares e o enfraquecimento das instituições republicanas;
d) o abandono dos centros urbanos, a
adoção do trabalho servil, a ruralização da produção e o fortalecimento dos
chefes militares e das instituições republicanas;
e) o aumento do trabalho escravo, a
implantação de minifúndios, a instabilidade política interna, o fortalecimento
da família e o enfraquecimento dos chefes militares.
17) Em verdade é maravilhoso refletir sobre a
grandeza que Atenas alcançou no espaço de cem anos depois de se livrar da
tirania... Mas acima de tudo é ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que
Roma chegou depois de se livrar de seus reis. (Maquiavel, Discursos sobre a
primeira década de Tito Lívio).
Nessa afirmação, o autor:
a) critica a liberdade política e a
participação dos cidadãos no governo;
b) celebra a democracia ateniense e
a República romana;
c) condena as aristocracias
ateniense e romana;
d) expressa uma concepção populista
sobre a Antiguidade Clássica;
e) defende a pólis grega e o Império
Romano.
18) Observe a ilustração abaixo:
O assunto tratado na revista em quadrinhos da qual foi extraída a tira acima
diz respeito à relação entre romanos e:
a) germanos, no século IV d.C.
b) gauleses, no século I a.C.
c) anglo-saxões, no século II d.C.
d) etruscos, no século IV a.C.
e) gregos, no século I d.C.
19) Durante séculos, o
Mar Mediterrâneo foi o centro comercial do mundo conhecido. Dominá-lo
significava também exercer plena hegemonia política e militar. São exemplos da
busca pelo controle do Mediterrâneo e de sua importância:
a) as Guerras Púnicas, nos séculos
III e II a.C., entre Roma e Cartago, que determinaram a plena expansão dos
romanos e asseguraram-lhes o domínio do norte da África;
b) as atividades mercantis, na Alta
Idade Média, de cidades italianas, como Veneza ou Gênova, que se empenharam no
estabelecimento de novas rotas oceânicas para o Oriente;
c) as colonizações desenvolvidas em
território americano, a partir do século XV, por Portugal e Espanha, cujo
objetivo era ligar a Atlântico ao Pacífico;
d) as guerras napoleônicas na
Península Ibérica no princípio do século XIX, que ampliaram o comando francês
sobre o norte e o centro do território africano;
e) as Guerras do Peloponeso, nos
séculos V e IV a.C., que envolveram as cidades gregas de Atenas e Esparta, na
busca pelo controle total da Península Balcânica.
20) Associe corretamente as colunas e assinale a alternativa
correta:
I. Autoridade máxima da República romana
II. Administravam a justiça em Roma
III. Organizavam jogos e festividades públicas em Roma
IV. Autoridade máxima da Monarquia romana
V. General com poderes ilimitados e temporários
( ) Ditador
( ) Senado
( ) Pretores
( ) Edis
( ) Rei
a) V - I - II - III - IV
b) V - II - III - I - IV
c) V - IV - III - II - I
d) I - IV - III - V - II
e) IV - V - I - II - III
GABARITO - 3° SIMULADO IMPACTO NA HISTÓRIA
01-B 02- C 03-D 04-C 05-D 06-C 07-A 08-A 09-C 10-E
11-A 12-A 13-B 14-C 15-E 16-C 17-B 18-B 19-A 20-A
GABARITO - 3° SIMULADO IMPACTO NA HISTÓRIA
01-B 02- C 03-D 04-C 05-D 06-C 07-A 08-A 09-C 10-E
11-A 12-A 13-B 14-C 15-E 16-C 17-B 18-B 19-A 20-A
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