sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OS HEBREUS

1. INTRODUÇÃO 


Temos um razoável conhecimento acerca dos Hebreus graças à Bíblia. No Antigo Testamento encontram-se relatos dos principais acontecimentos políticos e religiosos desse povo. Bastante cuidado, porém, ao interpretar as informações bíblicas. Sabemos que muito do que foi passado entre gerações veio através de uma linguagem simbólica. 

2. ASPECTOS GEOGRÁFICOS


De origem nômade, os Hebreus vagaram pela região da Mesopotâmia, até serem conduzidos por Abraão à região da Palestina.

A Palestina era uma estreita faixa de terras ao sul da Fenícia, banhada pelo Mediterrâneo, mas extremamente árida, que tinha no Rio Jordão sua fonte de água. Mas essa fonte era insuficiente para a formação de grandes canais e represas como no Nilo, no Tigre ou no Eufrates. 

Mesmo assim, a Palestina sempre foi disputada por vários povos por se tratar de uma região de passagem entre a Mesopotâmia, a África e a Ásia Menor (atual Turquia). 


3. EVOLUÇÃO HISTÓRICA

A) Os Patriarcas

Sabemos que o primeiro patriarca dos hebreus foi Abraão, que conduziu o seu povo para a Palestina (Canaã - a terra prometida). Estabeleceu-se na região juntamente com seus rebanhos, jamais abandonando completamente a característica do nomadismo, pois viviam em tendas.

Logo que Abraão morreu, seu filho Isaac tornou-se o patriarca do povo hebreu, sendo sucedido pelo seu filho Jacó. Retomando o nomadismo e pressionado pelas secas da região, Jacó levou os hebreus para o Egito.

B) O Êxodo

A permanência dos hebreus no Egito foi duradoura, sendo marcados por uma vida difícil, devido aos pesados impostos e trabalhos a que eram submetidos, sendo descrito na Bíblia como escravidão. 


Após a expulsão dos Hicsos do Egito, os hebreus, liderados por Moisés, deixaram as terras egípcias em direção à Palestina. Tal deslocamento foi denominado de Êxodo, sendo celebrado na Páscoa. 

Nesse momento ocorreu a famosa travessia do Mar Vermelho, norteados por Moisés e seu cajado. Através de sua liderança ocorreu o estabelecimento do Estado Teocrático Monoteísta dos hebreus. 

Moisés trouxe as bases sociais, jurídicas e políticas do povo hebreu com os Dez Mandamentos. Dividiu os hebreus em 12 tribos em alusão aos 12 filhos de Jacó. 



C) A Monarquia

Após a fixação dos hebreus na Palestina, surgiram diversos povos que queriam o domínio da mesma região, gerando, portanto uma enorme disputa territorial. Na luta contra esses inimigos Cananeus e Filisteus, as tribos se uniam sob a liderança dos Juízes escolhidos por elas próprias. 

Após a superação do período dos juízes, veio o período monárquico com o primeiro rei hebreu Saul. Seu governo foi marcado pela instabilidade interna e pelas constantes lutas contra os Filisteus. Tanta pressão acabou com o suicídio de Saul.

Davi sucedeu Saul e com suas brilhantes vitórias os hebreus tomaram Jerusalém, transformando-a em sua capital. Nascia a época de apogeu da civilização hebraica. Quanto ao reinado de Davi, você pode acompanhar sua história na série Rei Davi que está sendo transmitida pela Record.


Durante o reinado de Salomão houve um grande desenvolvimento comercial da Palestina. Cosntruiu o grande Templo de Jerusalém, onde ficavam guardadas as Tábuas da Lei. Mesmo com o grande desenvolvimento comercial e o luxo, vieram com eles os pesados impostos sobre a população. 

Com a morte de Salomão, houve uma profunda revolta com a finalidade de estabelecer novamente o sistema das Tribos. Foi denominado de Cisma de Israel. Surgiram então os reinos de Judá, ao sul, com capital em Jerusalém, e ao norte o Reino de Israel, com capital em Samaria. 

4. CULTURA E RELIGIÃO

Jamais a história do povo hebreu pode ser separada de sua religião. Há uma grande ligação entre o monoteísmo hebreu e sua evolução histórica. Eles não eram monoteístas, adquirindo essa característica com o passar do tempo. 

No início Javé era um deus como tantos outros, mas aos poucos foi se estruturando como único deus. No Monte Sinai, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, símbolo da aliança com Javé. A Bíblia foi surgindo aos poucos, sendo dividida em várias partes.

A cultura ocidental herdou vários traços da cultura hebraica presente na Bíblia devido à influência cristã, uma vez que o Cristianismo tem suas raízes e base no monoteísmo hebraico. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário